>>> Palcos <<<

Hoje vou explicar um assunto pendente sobre o post anterior; vamos entrar mais aprofundamente na temática do teatro.

O Palco, um mundo que evoluiu e que hoje é reinventado e reciclado em formas múltiplas para assim indicar o foco, direção, estética ou ritmo de cada peça ou apresentação. Vou falar um pouco sobre o palco italiano, o teatro moderno, o que mais encontramos por sua forma básica até certo ponto.

}}Palco Italiano{{

A caixa cênica Italiana, é dividida essencialmente em 3 grandes áreas, o urdume, o palco e o porão.

–>Urdume: Situado na parte superior do palco, é formado pelo gride, que consiste em uma espécie de estrado por onde passam as cordas e cabos que fazem baixar e subir os telões, bambolinas, pernas e cenários.

Sobre estes estrados se apoiam os gornes de cabeça e roladanas que guiam as cordas que servem para equilibrar a horizontalidade das varas e para contrapesa-las com o carro de contrapeso que fica na outra ponta destas cordas.

–>Palco: Este é o lugar onde se leva a cabo a representação e onde se colocam os elementos cênicos. Sua parte frontal está limitada pela boca de cena e pelo procênico.
A Boca de cena, que tem as medidas fixas, pode ser diminuída por meio de uma peça horizontalmente chamada de bambolina mestra e de dois verticalmente chamados de bastidores.(No próximo post abordarei somente o palco, pois suas estruturas e roupagens cênicas são inúmeras)

–>Porão:Situado a baixo do solo do palco, este lugar está destinado a colocação de elevadores de carga que tem como missão ajudar nos efeitos especiais de aparecimento e desaparecimento. Estes elevadores, ao princípio muito rudimentares, deram passo a um complexo sistema de trilhos que melhoraram notavelmente a organização e a metragem das mudanças rápidas e precisas da cenografia.

Na atualidade muitos desses sistemas tem sido reimplantados por mecanismos de circuito hidráulico dando lugar a aos chamados cenários flutuantes.

O fosso foi o lugar onde, por muito tempo, se situava o apontador, figura que hoje perdeu seu espaço

Anúncios

Um pensamento sobre “>>> Palcos <<<

  1. Pingback: Os números de 2010 « ceno.a.grafia.da.cena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s